Lançamento da Coleção AEon de Gustavo Neves para a Legado Arte

Um novo grupo de criadores vem desenhando, produzindo e terceirizando a produção de suas criações que, independentes de suas funções, possuem uma abordagem mais emocional e artística, uma nova leitura do móvel como objeto de arte e a galeria Legado Arte orgulha-se de também fazer parte ao editar séries limitadas de obras de designers brasileiros contemporâneos, neste momento, apresentando a coleção Æon de Gustavo Neves. São séries limitadas sendo uma Prova de Artista (PA) e 3 edições de cada obra.

Para este projeto, Gustavo Neves desenhou a coleção Æon testando os limites entre harmonia, leveza e proporção nas formas e nos movimentos.

O nome da coleção pode ser traduzido de maneira bastante diversa. Aqui, o uso do termo Æon ressalta sua semântica temporal, estabelecendo a ideia de “início dos tempos”, através da forma primitiva de um de seus materiais, a pedra (limestone), que passa por tratamento para que se obtenha a coloração perfeita e as exatas condições para seu desenvolvimento em mobiliário, sem que suas propriedades originais sejam, contudo, alteradas. Complementando a pedra, elemento central da coleção, faz-se o uso do acrílico lixado manualmente com o propósito de subverter sua aparência mais comum, transparente e brilhante, permanecendo discreto, não desafia a brutalidade rochosa, mas dá continuidade histórica a obra através de suas propriedades tecnológicas e na facilidade de adquirir formas com alta resistência. Os metais utilizados são moldados artesanalmente em fôrmas de madeira, o latão não recebe pintura nem banho, mas um tratamento químico que garante que suas características permaneçam imutáveis ao longo do tempo. A exceção poderá ser observada no abajur e na pequena mesa lateral que tem base de cápsula de canhão em latão oxidada pelo tempo. Novamente o retorno ao tempo.

materiais da coleção: pedra (limestone), metal (latão) escurecido com tratamento manual e pelo tempo, acrílico lixado manualmente.

agradecimento especial a galeria Mendes Wood DM pelo empréstimo das obras de Leticia Ramos

Lancamento da Colecao AEon por Gustavo Neves exclusivo para a Legado Arte