Legado Arte na SP-Arte setor de design

A galeria Legado Arte apresenta na 1ª edição do setor de design da feira SP-Arte “Brasil e Suas Influências” um recorte de seu acervo de artes decorativas no qual constam nomes como os italianos Lina Bo Bardi e Giuseppe Scapinelli, o alemão Karl Heinz Bergmiller, o polonês Jorge Zalszupin, o português Joaquim Tenreiro e os brasileiros Caíto, Delba Marcolini, Rodrigo Almeida, Sergio Rodrigues e Zanine Caldas. A galeria também apresenta os assentos confortáveis da fabricante carioca FAI e o brilho multicor dos vidros da manufatura italiana Seguso Vetri D’Arte envolverá as artes e os espectadores que passam pelo seu stand.

A arte decorativa é uma representação de seu tempo através do olhar atualizado de seu criador, que transforma o produto empregando novos materiais e técnicas ou apenas fazendo uso de antigos suportes para dar origem a um novo objeto. A autoria do primeiro desenho de móvel moderno no Brasil é de Joaquim Tenreiro em 1942, mas é em Cantu, na Itália, no ano de 1961, que a poltrona Mole de Sergio Rodrigues torna-se reconhecida internacionalmente após vencer o primeiro prêmio pela expressão de regionalidade.

Os autores do móvel moderno brasileiro viveram a utopia da difusão da produção e para isso, em sua maioria, transformaram-se em fabricantes. Nos anos 1980, o desenho do mobiliário passa a ser fabricado no Brasil por pequenas movelarias com características artesanais e influências estéticas internacionais, a citar Nanni Movelaria, de propriedade de Fulvio Nanni Jr., que além de produzir seus próprios desenhos, também produziu móveis de outros autores como a consagrada designer Claudia Moreira Salles.

A partir dos anos 2.000, um novo grupo de criadores vem desenhando, produzindo e terceirizando a produção de suas criações que, independentes de suas funções, possuem uma abordagem mais emocional e artística, uma nova leitura do móvel como objeto de arte e a galeria Legado Arte orgulha-se de também fazer parte ao editar séries limitadas de obras de designers brasileiros contemporâneos.

Ano 2016

feira_SP_Arte_setor_de_design_Legado_Arte_ano_2016